Review: Hannibal "Savoureux" (S01E13 - Season Finale)

13 - Savoureux.mkv_snapshot_11.46_[2013.06.22_22.50.46]
Sinopse:
Will leva Hannibal de volta a Minnesota para limpar o seu nome e provar que Hannibal é culpado. Mas antes de conseguir, a situação leva uma feia e inesperada volta.

Por Alina Oliveira

Depois da maravilha que foi o episódio passado eu fiquei me perguntando se a série iria conseguir se superar, e olha, eles conseguiram. E não era uma tarefa fácil, o episódio passado foi absolutamente impecável, não faltam elogios para ele, porem esse season finale fechou a temporada maravilhosamente, e com um puta cliffhanger.

O episódio já começa com mais um pesadelo assombrado pelo veado com Will o perseguindo no meio da floresta de seu subconsciente, nada novo aí. Porem, quando Will consegue alcança-lo ele assume uma forma meio humana meio animal (bem demoníaco, diga-se de passagem). Isso mostra bem como Will finalmente está chegando cada vez mais perto de reconhecer o seu verdadeiro inimigo nessa história toda. Ele acorda e percebe que está tendo mais um de seus ataques, toma um remedinho, da uma vomitadinha na pia, e acha uma orelha ensanguentada. vale ressaltar que a fotografia dessa cena é perfeita, lembra muito a maravilha que foi a fotografia do primeiro episódio (descobri o porque, é do mesmo diretor, David Slade!).

Então Will chama Hannibal para ajuda-lo, porem, como vocês sabem bem, ele é quem está armando toda essa loucura do Will. Podemos ver como ele tenta, não mais tão sutilmente, fazer com que Will pense que matou alguém, nesse caso Abigail. Mesmo a beira do completo colapso mental, Will resiste a essas investidas. Hannibal o aconselha a chamar Jack.

Will é levado ao FBI pois é suspeito do assassinato de Abigail, em Minnesota, onde ele a levou no episódio anterior. A cena dele indo embora da sua casa no carro de policia e vendo um de seus cachorros o olhando é tocante de um jeito que só essa série consegue, meio que nos faz lembrar que Will tem algo a se agarrar ainda. A cena seguinte também segue no mesmo ritmo, com Will falando em voz alto que as evidencias indicam que ele matou Abigail. Hugh Dancy evoluiu muito em sua atuação, essa cena que o diga.

A próxima cena não é nem um pouco mais fácil no coração, Jack conta para Alana que acharam evidencia que acusam Will de ter matado Abigail. Cena linda. E mostra o quanto muito do que aconteceu é, em parte, culpa de Jack, por negligenciar o estado mental de Will. A cena sem som em que Alana grita dentro de seu carro é muito bem colocada, diz muito da personagem, que poucas vezes se compromete emocionalmente e dessa vez está completamente arrasada pelo destino de Will.

A conversa entre Alana e Will é ótima, um dialogo rápido e cheio de emoção reprimida. Ela diz que vai cuidar dos cachorros dele até quando for preciso, ele fala que ela se livrou de um grande problema quando não quis ficar com ele (e eu morro vendo isso). Em certo momento Will fala que Hannibal pedia para ele desenhar relógios, e pela cara que ela faz eu realmente achei que a partir daí ela ia começar a desconfiar de Hannibal, mas o resto do episódio prova que eu estava errada.

Hannibal chorando pela morte de Abigail para sua psicologa me deixou sem palavras, cena perfeita. Ele analisando toda a vida dele e mostrando o quão distorcida a visão dele pode ser, ele provavelmente sentia algo por Abigail e sente algo por Will também, porem do jeito psicopata dele.

Como a série adora usar simbolismos, a manipulação de Hannibal para fazer com que Will seja culpado pelo assassinato de Abigail e das outras vitimas dele não foge ao simbolismo (como todo bom serial killer, tudo tem que ter um significado), nesse caso Hannibal deixou na casa de Will uma isca de pescaria para cada vitima do imitador (que é o próprio Hannibal), com algo em cada uma que fosse especifico de cada vitima, como um troféu que Will supostamente guardaria. Quando Jack diz a Will que ele não só é acusado de matar Abigail, mas como também todas as outras vitimas do imitador, ele começa a desconfiar de que, talvez, ele não seja o assassino de verdade, e que na realidade esteja sendo incriminado. Não da para culpar Jack de considerar tais alegações como paranoicas, já que é exatamente isso que elas parecem ser.

depois da fuga de Will, que é perfeita, repetindo o que Dr. Gideon fez no episódio 11, muito boa a referencia, ele vai atrás de Hannibal em seu escritório. Antes disso, porem, Hannibal já fez sua sessão de manipulação com Alana e Jack, com respostas para todas as indagações sobre Will na ponta da língua, conseguiu até com que Jack achasse que era sua ideia que Will poderia estar fingindo seus problemas mentais. Bom, no escritório, Will já bastante desconfiado continua a dizer que sabe quem ele é e que alguém o esta incriminando, é um dialogo bem importante. Enquanto Hannibal vai lhe dizendo quais foram suas vitimas, Will vai enxergando-as espalhadas pelo consultório de Hannibal, dessa vez seu subconsciente está gritando para que ele perceba que Hannibal é o verdadeiro assassino (QUE. CENA. FODA.). Will então pede para que Hannibal o leve a Minnesota para ver onde Abigail morreu, Jack fica sabendo e vai atrás deles.

Quanto mais perto da casa eles vão chegando, mais clara as ideias de Will vão ficando. Ele então percebe que Hannibal é quem o está incriminando e o confronta na cozinha da casa de Hobbs, onde no primeiro episódio Will o matou (Simbólicoooo uuuuuuh). A cada insinuação que Will faz, Hannibal tenta virar o jogo de palavras para Will, o incriminando, lhe dando razões para achar que ele é sim o assassino de Abigail, mas se alguém tem o potencial de resistir a manipulação de Hannibal (e quase ninguém pode), esse alguém é Will. Will fala de suas suspeitas a Hannibal e lhe apota uma arma, e mesmo assim em momento nenhum Hannibal deixa sua atuação. Então Jack chega e acaba com a graça, atira em Will e prende ele. O Ver o sangue de Will espirrar na cara do Hannibal é quase artístico, lindo demais.

Então Hannibal finalmente consegue descredibilizar Will completamente. Will está preso e indefeso enquanto Hannibal janta (Uma Abigail defumada, fingido ser vitela - Rá! Simbolismo de novo!) com sua psiquiatra, e discute como tudo isso o atingiu, bem irônico já que foi ele quem atingiu a todos. Hannibal vai fazer sua ultima visita a Will na prisão, e assim a temporada termina maravilhosamente com os dois se encarando através das barras de ferro.
- Hello, Will.
- Hello, Dr. Lecter.
Quem não amou completamente esse final está errado, ou nunca viu nenhum dos filmes de Hannibal. Faz uma linda referencia aos filmes e deixa a audiência se tremendo toda, e o sorriso que Hannibal no fim é foda demais, unica palavra que encontro pra descrever é essa, desculpem. Mal posso esperar pela próxima temporada, porem só daqui a um ano, vamos todos morrer de abstinência.

Nota do episódio: 10+


ATÉ A PRÓXIMA TEMPORADA!

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO