Review: Under the Dome [Sob a Redoma] “Outbreak” (S01E04)

20130720-062345.jpgPostado por: Fernando Antônio

Uma doença se espalha pela redoma e vemos como os cidadães estão lidando com tudo o que está ocorrendo no quarto dia deles sob a redoma. Um episódio que deu destaque a muitos personagens que não tinham tido a chance de "aparecer" e ao mesmo tempo deu um "fim" a algumas tramas que se mantinham desde o piloto.



Under the Dome está andando mais rápido do que eu poderia imaginar, achei que esse episódio seria bem parado já que estamos quase no meio da temporada e os roteiristas tem que dar uma economizada no plot, porém tudo pareceu estar no lugar certo. No início vemos Angie tentando escapar e tentar matar Junior, não da muito certo e as coisas ficam ainda mais complicadas... os atores aqui (como em toda a série) não são exatamente o que se pode chamar de "melhor", mas Britt Robertson melhorou bastante (principalmente se você já tinha visto Secret Circle) enquanto Alexander Koch se mostra um dos melhores atores no elenco, inicialmente achei muito forçado mas ele encarnou bem no personagem.

Julia decide investigar mais sobre Dale e querer saber o que ele estava fazendo na cidade, após ele tentar despistar ela com respostas que mais colocavam dúvidas do que ajudavam. os dois saem juntos da casa dela (que está com o mapa dele). Ao chegarem num dos limites da redoma vemos os que os militares estranhamente desistiram do cerco, o que deixa os moradores bem surtados e descobrimos que até da para pichar a redoma! Do jeito que as coisas andam tinta vermelha não vai faltar.

Linda contém a multidão com a ajuda de Jim mas acaba desmaiando. Julia segue o mapa de Dale e descobrimos que o carro do seu falecido marido está com Phil o DJ da única rádio sob a redoma, ela começa a fazer perguntas e ele diz que Peter vendeu o carro para ele a algum tempo e então ele passa mal e ela acaba tendo de levar ela pro hospital. No hospital os personagens principais se "unem" mais uma vez! Se a uma coisa que anda me perturbando é exatamente isso, sempre arrumam um motivo para unir os protagonistas num mesmo ambiente, no piloto temos a "queda" da redoma, no segundo tivemos o incêndio na casa de Duke e no terceiro tivemos diversos fatores e eu já tinha comentado em uma das outras reviews sobre isso! não acho que isso seja necessário todos os episódios, parece que eles só conseguem movimentar as coisas com todos os personagens juntos, a subtrama do episódio parece existir só por esse motivo...

As mães de Norrie chegam com ela e Joe no hospital para tentar uma consulta já que os adolescentes podem estar com uma doença que provoca as convulsões das estrelas rosas caindo em linhas retas e coisa do tipo... que é um dos mistérios mais legais da serie (fora a redoma), a enfermeira fala que não tem médicos e Alice se oferece como médica, logo descobrimos que não é uma doença que provocou as convulsões e que eles conseguem "chamar" as convulsões ao se tocar, inclusive gravam, e como todo adolescente de serie de TV decidem não contar a ninguém sobre isso.... Preciso explicar o quão burro isso é?

Julia acaba pegando a doença (que é minigite) e recebemos a explicação rápida que só quem tomou a vacina está livre para sair do hospital, nesse caso Junior, Big Jim, e Barbie, enfim bem didática a explicação. Barbie e Big Jim vão até a farmácia e descobrem que alguém roubou todos os remédios... Foi o reverendo... Enquanto isso no hospital chegamos no ponto mais surtado do episódio (com direito a personagens da própria serie tirando onda do acontecimento, vale dizer) ..... Deram uma arma para Junior! O psicopatazinho virou responsável pela segurança da cidade ao impedir que o vírus saia do hospital!

A repórter descobre a localização da cabana onde Peter foi se encontrar com Barbie graças a Junior e Phil e consegue escapar do hospital. Linda que pegou a minigite no começo do episódio começa a ficar bem mal, assim como uma antiga professora dela. A professora fica de cama lado a lado com Linda, com alto risco de morte, vemos uma conversa muito triste e tocante e Linda piora.. A professora se sacrifica ao rejeitar o remédio para que Linda sobrevivesse no seu lugar.

As pessoas presas dentro do hospital começam a querer sair e rola uma das melhores cenas do episódio que é Junior fazendo um discurso bem sensato para evitar que todos saiam (quase levar uma facada de Angie deixou o garoto esperto pelo jeito) e acaba dando certo... Big Jim e Barbie chegam a casa do reverendo que está queimando todos os remédios e condenando todos a morte, achei que ouve uma mudança muito brusca do personagem que quase queimou a si mesmo para encobrir provas da compra de propano para esse "fiel" que já não liga mais para vida de ninguém, muito menos pro segredo envolvendo o propano, nesse ponto ele menciona que deus quis castigar a cidade por esse motivo e aí fica a questão que devemos saber no final da temporada: PARA QUE DIABOS BIG JIM, DUKE E UM REVERENDO ACUMULARAM PROPANO? POR QUE DEUS CASTIGARIA UMA CIDADE POR CAUSA DISSO? Sexta-feira no globo repórter? Acho que não.

Jim e Dale chegam ao hospital com os remédios e salvam a todos, final feliz? Nem tanto. Barbie questiona Phil, que ainda está doente, perguntando o que ele disse a Julia. Depois de alguns chutes (que ninguém notou mesmo ele tendo dado no meio de um corredor lotado) Phil acaba dizendo que falou para Peter que ele deveria fugir e que acha que foi o que ele fez (Barbie acabou de ganhar uma ótima desculpa).

Barbie corre para cabana e vê Julia caída na cabana, ele leva ela pro hospital e vemos ela acordando e interrogando ele. Após dizer que encontrou papéis de cobrança Dale conta que teve muitos empregos e que Peter deve ter fugido.... Ela diz que nunca mais quer ver Barbie. No outro canto do hospital as pessoas dizem a Jim o quanto Junior foi maduro e soube lidar com a situação e pressão, vemos que Big Jim começa a acreditar no próprio filho ao sugerir que ele entre para a polícia, coisa que ocorre já que Linda (única guarda viva na cidade) precisa de reforços.

Joe (que até lembra que teve uma irmã rs) pede para que Norrie e suas mães venham morar com ele já que elas estão num hotel. Antes de sair Carolyn é pega por Alice roubando remédios para o problema de pressão da mesma, é bom ela guarda mesmo os remédios... pois as coisas não vão melhorar com a falta de recursos na cidade. Gostei bastante que Alice tenha ganho um destaque nesse episódio já que a personagem estava bem largada no elenco, espero que outros personagens venham a ganhar espaço na serie além do núcleo Big Jim-Barbie-Linda-Junior.

O episódio termina com Big Jim encontrando Angie presa e quase morrendo afogada dentro do esconderijo de guerra (acho que não preciso contar que ela quebrou um cano ao tentar fugir) e deixando a pergunta: o que ele vai fazer? O personagem é bem duvidoso e não deve querer divulgar a todos que o filho é um sóciopata que sequestrou a namorada, principalmente depois de ver o filho ganhar respeito diante a cidade inteira. Me pergunto o que os roteiristas vão fazer para renovar a trama de Barbie e Julia e se vão se focar na coisa toda do propano, da qual nada sabemos. O episódio foi regular mas conseguiu manter a qualidade dos últimos, se destacando pelo cliffhanger, só posso desejar que próxima semana chegue rápido!

Nota: 7,5/10

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO