Review: Hannibal "Futamono" (S02E06)

Sinopse: 
Quando o corpo de um vereador é encontrado em um estacionamento, entrelaçado a uma árvore, a arte e os órgãos que estão faltando sugerem que este seja o trabalho do Estripador de Chesapeake. Jack e sua equipe correm contra o tempo para pegar o assassino enquanto ele ainda está em sua série de matanças. Suspeitas aumentam em relação a Hannibal Lecter, quando ele dá um jantar especial enquanto o estripador está à solta.

Esse foi mais um episódio tenso que acaba de maneira surpreendente, mantendo o nível da série muito alto. Will está cada vez mais se acostumando com as manipulações que se sente obrigado a fazer enquanto Hannibal se sente traído por ele, os acontecimentos do episódio passado são o marco do fim da “amizade” entre os dois, e daí para frente a tensão só tende a aumentar.


Após a tentativa de assassinato, todos ao redor de Will estão se sentindo mais céticos quanto a inocência dele, se é que isso era possível. É notável também, o quanto Hannibal está desapontado com as atitudes de Will, considerando traição o que Will fez com ele decide partir para a ofensiva (porque até agora ele estava sendo bem gentil e facilitando bastante a vida de Will, não é?).

A primeira cena é meio diferente dos episódios passados, não há paralelos sendo traçados ou uma cena de grande impacto como no season premiere. Essa cena é um dialogo de primeira entre Will e Jack, o roteiro e as atuações são perfeitas, a conversa em tom baixo mais carregada de raiva e desconfiança mostra bem o estado emocional de Will e Jack. Por mais louco que possa soar, as teorias de Will (que estão muito certas) sobre começam a entrar na cabeça de Jack com um empurrão a mais de Chilton, que já acredita na inocência de Will.

A principal arma que Hannibal encontra para atacar Will de volta é Alana, que se distanciou dele após a tentativa de assassinato de Hannibal. E digamos que ela não impõe nenhuma barreira para a aproximação de Hannibal (fácil fácil).

Mas enfim, a trama principal desse episódio é a tentativa frustrada de pegar algum deslize de Hannibal. Willl tem Chilton e Gideon ao seu lado para tentar provar que Hannibal é culpado dos assassinatos e um canibal, Chilton prova para Jack que Hannibal se encaixa no perfil do Chesapeak Ripper, que cada vez mais distancia as suspeitas antes postas em Will. O corpo encontrado no começo desse episódio é um belo exemplo de vitima de Hannibal, a teatralidade da apresentação é linda, flores venenosas nos lugares onde os órgãos foram retirados.

É muito divertido ver as manipulações de Will ficando cada vez mais e mais frequentes, ele sabe que está se tornando uma pessoa diferente, como as cenas em que chifres brotam de suas costas deixam claro. Ele entende muito bem tudo que está acontecendo e consegue usar o que pode a seu favor, Chilton e Gideon vão desempenhar o papel de convencer Jack diretamente. E o fazem, pelo menos criam uma duvida na cabeça de Jack que o faz querer investigar melhor a comida que Hannibal serve em seus jantares.

Chilton está mais espirituoso que nunca nesse episódio, confesso que dei risadas com alguns comentários dele, de personagem odiado está se tornando um dos meus favoritos. Já Alana, está sendo manipulada por Hannibal e meio que fazendo tudo errado, não estou desgostando da personagem, mas ela cai no conceito, eu meio que esperava que ela ficasse do lado do Will nisso, sempre. Saudades Beverly.

Quando finalmente temos o confronto entre Will e Hannibal, após a tentativa de assassinato, é uma conversa cheia de ameaças por parte de Hannibal. Ele deixa bem claro que sente orgulho de Will estar se esforçando, porém não há mais amizade entre eles e as ações de Will terão consequências, e Alana será seu primeiro alvo.

Como Will disse, Dr. Gideon não dura muito, como se uniu a ele agora é o alvo principal de Hannibal, já que ele tem informações importantes demais para que Hannibal o deixe vivo. Mesmo ele fazendo o que Will quer, ele continua indo contra Chilton, e levanta questões bastante interessantes quando tem sua conversa com Jack sobre Chilton. Quem sabe ele também possa ser um psicopata. Gideon tenta induzir os guardas a tirarem ele de perto de Will, e consegue porem sai com uma fratura na coluna, e claro, só deixa tudo mais fácil para Hannibal.

Vemos toda a preparação de Hannibal para o jantar, como sempre bonito e fazendo menções as mortes do episódio. A angústia que sentimos vendo todos comendo o que, muito provavelmente, seria carne humana, e ainda ver Jack e Chilton desconfiando disso é hilário. A visita surpresa de Jack e a comida que ele leva, deixam claro para Hannibal que Jack está desconfiando dele, a expressão no rosto dele é bem surpresa.

Com isso, Hannibal decide que já é hora de se livrar da única pessoa que realmente poderia o incriminar, Gideon. Deixando Alana em sua cama, de alguma forma hipnotizada para criar um álibi, ele vai até o hospital e mata Gideon, mas não sem antes ter uma boa conversinha sobre seus motivos. Para chocar um pouco mais, Hannibal serve para Gideon sua própria perna para jantar, e assim nos despedimos de Abel Gideon.

Jack vai a casa de Hannibal indagar sobre onde ele estava quando Gideon foi sequestrado do hospital e o guarda que tomava conta dele morto. Claro, Alana estava a postos para ser o álibi perfeito, e nessa cena Hannibal também se vê traído por Jack. O exame na comida do jantar de Hannibal mostra que a carne era de origem animal e não humana, o que nos prova que Hannibal estava apenas jogando verde, querendo saber se Jack desconfiava dele. 

Mas para um coisa isso tudo serve, Jack chega a conclusão de que Will não era culpado dos assassinatos, e sim o Chesapeake Ripper. Além dessa descoberta, Hannibal deixa também uma pista muito clara no ultimo corpo, que leva Jack diretamente ao clímax do episódio. Miriam Lass estava viva o tempo todo, escondida num buraco em uma cabana longe da cidade. 

Essa cena em que Jack encontra a Agente Lass me lembrou muito o esconderijo das vitimas do serial killer do filme Hannibal, de 2001. Uma bela homenagem. Ainda melhor ao som do piano que Hannibal está tocando, fechou muito bem o episódio com esse cliffhanger.


Obs. Muito perdões pela demora ridícula para postar esse review, essas coisas acontecem. =\

Promo do próximo episódio:

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO