Review: Hannibal - Mizumono (S02E13 - Season Finale)

Sinopse:
Hannibal e Will se preparam para o que está por vir, mas com objetivos diferentes. Ambos sentem que Jack merece saber a verdade, mas qual é a verdade? Lealdades serão testadas e perdões pedidos e a inevitável briga entre Hannibal e Jack finalmente chegou.
 E finalmente chegamos a mais um season finale, e que season finale foi esse, né mesmo? Acabou com tudo, desestruturou geral, simplesmente incrível. Mesmo que eu tenha achado o episódio passado, como um todo, melhor que o dessa semana, não tem como negar a grandiosidade dos acontecimentos desse episódio e tentar imaginar que rumo a série vai tomar na próxima temporada. Mais uma vez a série está de parabéns por levar a baixo quaisquer expectativas que poderíamos ter quanto ao final, pois mesmo já tendo visto a cena clímax do episódio no começo da temporada, mesmo assim ele nos surpreendeu até o último segundo.

Toda a tensão que vem se formando entre os personagens da série vai explodir nesse finale, e começamos com Hannibal chamando Jack para jantar em sua casa. Isso quer dizer que ele vai em frente com o plano de matar Jack, como Will queria, porém acho difícil Hannibal estar sendo manipulado por ele. Tudo está sendo preparado para que Jack consiga gravar a confissão de Hannibal e assim o prenda, sinceramente esse não era um plano muito bom, como a Agente Prurnell diz.

O grande problema do episódio é que a primeira metade dele é muito parada, mas do que seria aceitável, mesmo que a segunda metade compense meio que faz dele inferior ao episódio passado, na minha opinião. Assim, a primeira metade vai tratar de Will, Jack e Alana tentando manter o plano para pegar Hannibal no flagra em curso; também existe uma certa incerteza sobre o que Will fará, essa é uma incerteza sem fundamento, na minha, opinião já que ficou bem claro que Will só está fingindo ser psicopata para conseguir a confiança de Hannibal. Na cena inicial essa dualidade imposta a Will fica bem clara, com ele dividido entre Jack e Hannibal, mas sinceramente não vejo isso como algo que possa acontecer realmente.

Garret Jacob Hobbs faz uma aparição em um sonho de Will, o observando caçar um veado, isso simboliza a vontade constante que Will tem de simplesmente matar Hannibal (eu acho né), essa cena só serve para reafirmar a incerteza do que Will fará quando chegar o momento. Quem aparece também é Bella Crawford, ainda cancerosa e conversando com Hannibal sobre vida e morte, talvez essa cena só sirva para deixar dúvidas se Hannibal vai ou não matar Jack. Freddie Lounds se prepara para sua grande ressurreição, assim que conseguirem prender Hannibal, mas Will deixa bem claro que ela pode escrever o que quiser sobre o caso, mas deixando Abigail de fora. 

Hannibal e Will se livram das anotações de Hannibal sobre seus pacientes, o que vai piorar ainda mais a situação de Jack e Will, mas é compreensível Will fazer isso já que ainda tem que se manter ao lado de Hannibal. Em seguida a série foca em Alana, que veio sendo uma personagem com muitos altos e baixos durante a temporada e agora que sabe a verdade está tentando se redimir. Ela é mais uma que não acredita que esse plano de Will e Jack possa dar certo, e ela levanta a questão sempre presente de que Will possa estar sendo levado a acreditar que Hannibal está sendo enganado por ele, quando na verdade ele é quem está enganando a todos. 

E assim o episódio vai se arrastando, com diálogos que ficam levantando dúvidas sobre o que cada um vai fazer quando chegar a hora de agir. É na cena em que Hannibal convida Will para fugir com ele, que temos o ponto de virada do episódio, ali Hannibal parece chegar a conclusão de que sua farsa acabou realmente, que ele tem que agir e fugir, e irá fazer isso durante o jantar com Jack.

Porém, os planos de Jack e Will são interrompidos pela Agente Prurnel, que suspende Jack e desfaz todo o planejamento. Prurnel então manda prender Will por coagir Hannibal e blablabla, o que desencadeia todo o embate final do episódio. A sequência de cenas a partir do momento em que Will avisa Hannibal que “eles sabem” são incríveis, temos a cena que já havíamos visto no primeiro episódio e que continua sendo foda. Não é sempre que vemos esse lado violento de Hannibal e vale a pena toda essa espera, a briga toda é muito tensa, e quando Alana chega só fica mais tensa ainda. 

A conversa que Hannibal e Alana tem é simplesmente incrível. A chance que ele dá a ela de simplesmente virar as costas e esquecer do que viu, ele primeiro acha que ela pode estar do seu lado, depois meio que parece se ofender por ela não entender o que ele está fazendo, e a gota d’água quando ela atira nele mas não tem balas. Perfeito. E para deixar tudo ainda mais louco, Abigail surge antes de Hannibal empurra Alana pela janela.

O retorno de Abigail só mostra que Hannibal guardou o melhor para o final, como um presente para Will, se ele fugisse com ele poderiam levar Abigail, mas se Will o traísse (o que obviamente ele faria), Hannibal a mataria na sua frente. A conversa dos dois é incrível, o choque de Will ao ver Abigail é tocante e Hannibal aparecendo bem atrás de Will, todo o plano da cena é incrível. Hannibal esfaqueando Will no estomago lembra o que acontece no livro quando Hannibal é preso, uma homenagem bacana ao material original, mesmo que a série passe longe dele quase sempre. O rancor de Hannibal é mostrado então, com ele se queixando de que Will o traiu, mostrando como a noção de amizade dele é torta. 

Ele corta a garganta de Abigail na frente de Will como que em retaliação a traição de Will, e então segue para fora da casa onde temos a cena dele tomando chuva, se “lavando” do que acaba de acontecer para continuar sua fuga deixando para trás essa vida. Final perfeito, e no pós-créditos, vemos Hannibal no avião indo para França, pelo que parece e o mais chocante é que com ele está a Dra. Du Maurier, dando um toque cínico ao final.

Assim termina a temporada, mais chocante impossível. A única coisa que me incomodou realmente é que como não prenderam Hannibal ainda, a próxima temporada deve continuar esse assunto, e arrastar mais um pouco a série. Seria bem mais interessante se já entrassem na história do Dragão Vermelho, mas é compreensível que continuem nessa linha já que é a série é sobre o que acontece antes de Dragão Vermelho. Enfim, foi um finale perfeito, mesmo que eu tenha gostado mais do episódio anterior, impossível não amar esse final e ficar pirando com o que vai ser da próxima temporada. Nos vemos daqui a um ano.


Obs. NADA DE CHILTON! Queria muito saber se morreu mesmo... torço pra que esteja vivo e volte logo.

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO