Review: Supernatural - Stairway to Heaven (S09E22)

Sinopse:
Após um ataque maciço contra os anjos, Castiel pede ajuda a Sam e Dean. Ao saírem, a avidez de Dean em levar a Primeira Lâmina não passa despercebida por Sam, que se preocupa com o custo para seu irmão quando este usar o artefato.

Mais um episódio ótimo nessa reta final da temporada e o season finale tem tudo para não desapontar. O episódio continuou com a trama da luta contra Metatron e já preparou o terreno para o que está por vir no episódio final da temporada.

O episódio começa com um suposto assassinato de um anjo em uma lanchonete. Sam e Dean são
chamados por Castiel para ajudar no caso e descobrem que as coisas não aconteceram do jeito que eles pensavam. O “assassino”, na verdade, se suicidou para que conseguisse matar a menina, que era uma seguidora de Metatron. Castiel não aprova e não sabe nada sobre esses seguidores dele que estão sacrificando a si mesmos e a várias pessoas inocentes para matar seguidores de Metatron, só que Dean acha que tudo aquilo é ideia dele.

Esse clima tenso entre os três perdura durante todo o episódio, e Dean pede que Sam vá junto com Castiel seguir uma pista do paradeiro do Portão do Céu.  Enquanto isso, Dean fica no “quartel” de Castiel para interrogar alguns conhecidos do “anjo suicida”. Assim como nos últimos episódios, Dean continua sendo afetado pela Marca e pela Lâmina e está meio instável. Ele surta ao interrogar uma das amigas do tal anjo e quase a mata. Apesar de os seguidores de Castiel não gostarem nada disso, pelo menos, ele descobre o nome de outros dois possíveis anjos suicidas.

Tessa, uma velha conhecida nossa, é um desses anjos e Dean consegue chegar até ela. No interrogatório dela, Dean não consegue muitas informações, mas a aparição dela nesse episódio desencadeou acontecimentos importantíssimos para a trama. Apesar dos avisos de Sam, Dean continuou com a Lâmina e usou-a para tentar tirar alguma informação de Tessa. Ela foi mais rápida e “deu uma barrigada na Lâmina”, digamos assim, incriminando Dean.  Os seguidores de Castiel, que já não estavam muito contentes com ele, prenderam-no para que Castiel tomasse alguma providência.

Enquanto isso, vemos Metatron tentando recrutar mais seguidores para a sua causa, já que eles estão em desvantagem nesse quesito. Além de não conseguir, ele quase se ferra de vez, já que um dos anjos suicidas entra em ação no local em que ele estava. Mas, óbvio que as coisas não seriam tão fáceis assim, e ele é protegido por Gadreel e sobrevive.

Como falei antes, Sam e Castiel foram atrás do tal Portão do Céu. Acabou que aquilo tudo era uma
armadilha de Metatron. Os dois conseguiram passar pelas armadilhas colocadas para matá-los, mas o Portão era falso.

Metatron, como já era esperado, foi o responsável pelos anjos suicidas e após desestabilizar o comando de Castiel, dá sua cartada final. Ele conta que Castiel está com uma Graça roubada e que ele só se importa com ele mesmo e com os Winchesters. Após isso, os anjos dão um ultimato e pedem para que Castiel puna Dean pelo que ele fez. Eles tentaram fazer um suspense com “Será que Castiel vai matar Dean?”, mas é óbvio que isso não aconteceu. E com isso, os seguidores de Castiel mudam de lado.


Logo na última cena do episódio, Gadreel aparece no bunker para se aliar a Castiel. Isso já era
esperado, primeiro pelo destaque que ele vem recebendo nos últimos episódios, e segundo porque durante todo o episódio, dava para perceber que ele não estava muito contente com as atitudes de Metatron. Apesar de ele estar em missão de paz, Dean não acredita e o ataca com a Lâmina. Com certeza Gadreel não está morto, afinal, Dean não o atacou “para valer”, e Castiel e Sam o impediram antes de ele dar um golpe definitivo.

Eu estou com medo desse finale, sério.  Além de toda essa história do Metatron, tem essa loucura do Dean. Resumindo: tudo pode dar errado nesse. E ainda tem esse clima horrível entre os três e, pelo visto, isso só vai piorar. Mas, de resto, estou confiante com o finale, acho que não vou me desapontar.

E você, o que achou do episódio? E as expectativas para o finale, como estão? Deixe a sua opinião aí nos comentários!
  
Nota: 9,5/10
OBS1: "I don't got this."
OBS2: "Agentes Spears e Aguilera?"

Promo do próximo episódio:

Lucas Zeferino

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO