Crítica | Modern Family - 5ª Temporada

Crítica postada originalmente no blog parceiro O que li, vi e ouvi

Modern Family terminou sua quinta temporada e é com muito pesar que tenho que admitir: não, nossa Família Moderna não é mais a mesma. Meu coração chega a doer ao dizer isso, mas infelizmente é a verdade. Esta temporada sem dúvida foi a mais fraca dentre todas e — calma, eu sei que abrir o post dessa forma faz parecer que vai vir uma chuva de críticas e reclamações (até vai, com algumas ressalvas), mas isso não significa que a série não continue no top de comédias da atualidade.

É engraçado perceber que mesmo quando Modern Family entrega sua temporada menos inspirada, ela também entrega uma safra de episódios que entra para o hall de melhores de toda a série. The Old Man & The Tree, Under Pressure e Three Dinners sem dúvida alguma resgatam a qualidade de outrora, com timings de comédia muito bem realizados, o elenco afiadíssimo de sempre e situações comicamente geniais. The Old Man & The Tree, o episódio de temática natalina, entrou para o top de melhores episódios de comédia que eu já assisti; ele é inteligente, ágil, e o principal, extremamente hilário! Under Pressure não fica atrás, também é incrivelmente sagaz e nos dá uma aula de como fazer todos os plots de uma episódio de comédia funcionarem excelentemente (as partes passadas no colégio são de uma genialidade invejável), e o incrível elenco é utilizado da melhor forma possível, naturalmente, sem nunca parecer forçado. Como a cereja do bolo, ainda temos participação dos ótimos Jane Krokowski e Jesse Eisenberg! Ô meu Deus do céu, o que mais a gente pode querer?

Mas mesmo com episódios praticamente impecáveis, tive momentos em que não acreditava que estava assistindo a mesma Modern Family que havia me entregado aquelas pérolas da comédia americana. Episódios como Las Vegas e Australia, ao mesmo tempo que parecem boas oportunidades para desenvolver histórias memoráveis, acabaram parecendo/sendo artimanhas desesperadas para poder colocar os personagens fora de sua zona de conforto (logo, fora da zona de conforto dos roteiristas!). E os episódios não funcionaram. Os plots extremamente forçados não divertiram. Outro episódio com as mesmas características e que acabou ficando marcado por ser tão ruim é A Hard Jay’s Night, que inclusive, em alguns momentos, me deu a sensação de não estar fazendo sentido (me refiro à briga besta entre Jay e Claire, com direito a molho de macarrão).

Também enfadonho foi o grande evento da temporada, que serviu como arco para um season finale de duas partes: o casamento de Mitchell e Cam. Primeiramente, não posso deixar de comentar que não consigo aguentar aqueles amigos gays completamente sem graça, que ajudam a organizar o casamento com aquelas piadas forçadas e atuações um tanto quanto exageradas. Mas isso não é de agora, sempre achei esses personagens incrivelmente fracos e acho, inclusive, que eles têm tempo em tela demais (a série esse ano já escorregou muito em fazer todos os seus personagens principais funcionarem juntos para ainda perder tempo com esses enjoados, que só servem para ficar reciclando piadas de cunho gay diversas e diversas vezes). No que se refere ao casamento, o evento que esperamos e ouvimos falar durante toda a temporada, acabou se revelando ao mesmo tempo “grandioso” (sim, entre aspas) e também desinteressante; sem mencionar no óbvio final piegas que não surpreendeu ninguém.

O balanço final que dou para a quinta temporada de nossa amada Família Moderna pode parecer incoerente para quem lê essa crítica, afinal, falei mais mal da série do que bem… Mas eu apenas quis ressaltar os pontos negativos deste ano porque sim, foram muito fortes para quem a acompanha a série desde a primeira temporada.

Apesar de ter tido episódios em sua maioria medianos, alguns ruins e alguns sensacionais, Modern Family continua sendo uma das minhas comédias favoritas, com os personagens incríveis que eu não vou mesmo deixar de assistir, mesmo que a qualidade e o frescor não sejam os mesmos de outrora.

André de Oliveira

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO