Review | Once Upon a Time - Rocky Road (S04E03) - The Apprentice (S04E04) - Breaking Glass (S04E05)

Os últimos três episódios (na verdade todos da temporada até o momento) de Once seguiram uma linha narrativa bem diferenciada do resto da série. O flashback continua com seus paralelos com o presente;  porém a transição entre os personagens está mais lógica, evitando utilizar personagens novos só por poder. 

Rocky Road (S04E03)

O terceiro episódio foca em Elsa e seu medo de perder o controle sem Anna por perto. A cidade (mais uma vez sob influência de Zangado que está para se tornar o personagem que menos gosto) acusa Elsa de congelar Marian, coisa que foi feita pela Rainha das Neves. A rainha das Neves é a personagem do conto que inspirou Frozen e a inclusão dela na história faz bastante sentido. No flashback temos introdução da Rainha de Gelo que estava presa numa urna que seria usada por Hans para prender Elsa. Da para notar que ela não gosta de pessoas não-magicas. Elsa e Kristoff tiveram a relação trabalhada porém achei muito artificial.


The Apprentice (S04E04)

Episódio poderia ser mais um filler focado no Hook, mas se torna interessante ao explorar mais a fundo a trama envolvendo "Fantasia" e que começa com o antigo senhor das trevas tentando obter o chapéu mágico. Eu disse na review do primeiro episódio que o aprendiz de feiticeiro estava para aparecer e que poderia acabar sendo o Micky.. E ele apareceu! Anna em troca de saber o que os pais dela estavam querendo faz um acordo com Rumplestiltskin para que ela o ajude a roubar o chapéu. Ela se mostra a personagem mais "princesa" e não cai na ideia do Rumple.. Eu não canso de ver Elizabeth Lail em cena e as interações com o Rumple foram perfeitas (o que tem de errado com sua pele?). No fim ela deu a volta no vilão sem usar má fé e ainda salvou o Mickey. Hook ganha sua mão de volta por um dia para um encontro com Emma, que é atrapalhado por Will. A adição do Valete na série é mais que bem vinda e incluiu uma menção a Alice e Anastasia (interesse romântico dele no spin off) e que por si só já vale a participação do personagem. 


Breaking Glass (S04E05)

Ease episódio foi "vendido" como um especial de Halloween. Então foi uma grata surpresa ver que ele terminou bem longe de ser um mero filler. Episódio temático em séries como essa não costumam ser bons e da última vez que fizeram em OUAT tivemos Frankenstein.. Um. Desastre. De fato esse episódio brincou com um ar sombrio ao incluir uma ilusão de Anna correndo pelas florestas, só que isso foi logo quebrado com uma cena que recriou a Elsa fazendo uma ponte de gelo igual ao filme Frozen. 

Emma e Regina finalmente tiveram uma conversa decente e é aquilo, foi feito para os fãs que reclamam muito.. sRegina e Emma sem se falar estavam rendendo dois arcos bem legais para cada uma e forçar essa aproximação usando  um monstro de gelo foi uma execução apressada. Talvez a maior evolução nessa historia toda tenha sido Sidney que transferiu sua serventia platônica para Rainha do Gelo. O Flashback foi o ponto fraco por mostrar mais uma vez uma Emma jovem e iludida, dessa vez por uma amiga que não duvido nada que apareça adulta a qualquer momento. A surpresa foi ver que a cuidadora da Emma no lar em que ela vivia era a Rainha do Gelo, e tivemos dicas de uma relação prévia das duas nos episódio anteriores. Qual será o plano dela com o espelho magico que ela reconstruiu no final? Eu temo que isso vá ser outro tipo de besteira vilanesca como foi a Zelena querendo voltar no tempo e acabando com ela nem participando da finale (que foi muito boa do mesmo jeito).


Construção geral da historia está muito bem feita. O ritmo é fluido e sempre tem algo de importante ocorrendo sem que falte ou exagere na quantidade de informações. O maior beneficio de uma review tripla é que da para ter uma noção geral do que está ocorrendo e focar apenas nos aspectos importantes para a temporada no geral, porém com isso acabo sacrificando alguns comentários detalhados. Então me desculpem pelo atraso descomunal e tentarei regular tudo nos próximos episódios. 

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO