Review | Hannibal - Antipasto (S03E01)


Sinopse:
Ostentando uma nova identidade, mas com o mesmo apetite insaciável, Hannibal se acomoda a uma nova vida em Florença, acompanhado por Bedelia Du Maurier.

Voltou, voltou, VOLTOU! Depois de um ano esperando, Hannibal finalmente está de volta para uma temporada que promete ser incrível. Com um season première digno, ainda falta muita informação para que nos sintamos felizes, mas para um começo não dá para negar que foi demais, do jeito que a gente gosta, vou devagar e explosivo ao mesmo tempo, ficamos inquietos querendo saber mais. 

Como já havia sido dito antes pelo criador, o começo dessa temporada seria bem diferente do que já tínhamos visto, e realmente foi. Nos atualizamos no que aconteceu com Hannibal e Bedelia desde que fugiram e ainda descobrimos um pouco mais sobre o que aconteceu no passado para que Bedelia se sentisse tão ligada a Hannibal, e podemos começar a entender porque ela continua fugindo com ele.

O episódio começa com lindos shots de Paris, mostrando que ali foi o primeiro lugar que Hannibal e Bedelia foram em sua fuga da policia. Lá ele encontra a pessoa perfeita para roubar a identidade, um professor de história da arte, Dr. Roman Fell. Em sua perseguição Hannibal acaba conhecendo Anthony Dimmond, um ex-aluno de Fell que não parece ser muito fã dele, além de ser o tipo de pessoa que seria melhor não se associar. A transição entre a perseguição e Hannibal fazendo uma refeição na casa de Fell é demais, a sutileza da cena é perfeita e deixa tudo bem claro para a audiência. Mas enfim, agora com a identidade de Dr. Fell e sua esposa, Hannibal pode seguir em frente em sua fuga.

Enquanto vemos Hannibal e Bedellia na Europa, também temos flashbacks do que realmente aconteceu com Dr. Gideon quando estava sendo prisioneiro de Hannibal. Os diálogos dos dois sempre foram muito bem feitos, mas a beleza da cena chama mais atenção ainda, no preto e branco fica lindo de ver. E contrastando com a beleza da cena, as ações de Hannibal são as piores possíveis, é inquietante ver Gideon comendo a própria perna, algo absolutamente terrível e mesmo assim os dois conversam calmamente, como bons psicopatas que são.

Com uma conexão pobre entre as cenas, partimos para o presente, Hannibal e Bedelia em Florença, essa parece ser sua escolha como esconderijo após partir da França com a identidade de Fell. Mas Hannibal não consegue tudo facilmente, seu colega de trabalho parece desconfiado, não pelos motivos certos, da presença dele lá. Mesmo que Hannibal consiga se livrar de Sogliato com classe sem ter que fazer dele sua refeição, podemos ver que o que Sogliato fala fere os sentimentos de Hannibal, quanto a não ser bom o bastante para dar palestras lá, tanto que ele se sente obrigado a recitar A Divina Comédia para todos, e uma batalha de egos bonita de ver.

A primeira cena em que temos uma interação entre Hannibal e Bedelia da temporada é um tanto fria, os dois tem uma relação baseada apenas em psicanálise e ver os dois num ambiente como o que estão só torna tudo estranho. Bedelia ainda matem a postura de psicóloga enquanto Hannibal defende seus motivos para continuar em Florença. O desconforto é obvio, a questão da necessidade de Hannibal matar ou não mais pessoas é o centro da discussão, já que ele prega que estar em Florença tem sido bom para ele enquanto ela diz que ele já não tem limites para seus assassinatos. Melhor ainda é ela emergindo na agua da banheira, ali sendo momento que ela percebe que estar com Hannibal não é a melhor coisa para ela.

E então temos mais um flashback, dessa vez voltamos para os acontecimentos do final da temporada passada, aqui sabemos o que Hannibal fez após deixar boa parte do elenco sangrando em sua casa. Vemos pelo ponto de vista de Bedelia que Hannibal pode tanto deixa-la viva ou mata-la e assim ela mede muito bem suas palavras, o fato dele ter ido até sua casa prova que ele pretende fazer algo a esse respeito e talvez dependa dela viver ou não. Eles tem uma dialogo carregado de tensão, o fato dela ter uma arma apontada para Hannibal não parece mantê-la protegida enquanto os dois conversão sobre a terapia dele. É notável a mudança na expressão dela durante a cena, quando vemos ela perder as esperanças de conseguir sair livre desse encontro.

Voltamos ao presente, com Hannibal voltando a encontrar Anthony Dimmond, uma clara complicação para os planos de Hannibal. E assim, Anthony é convidado para uma refeição na casa de Hannibal o que, normalmente significa que ou ele vai virar comida ou ele vai comer gente morta. Porém, nenhuma das duas coisas acontece e o jantar apenas serve para deixar Bedelia ainda mais inquieta. A expressão no rosto de Hannibal quando Anthony pergunta se “É esse tipo de festa?” é uma das melhores coisas do episódio, mostra claramente como Hannibal está apenas experimentando e vendo como deve agir, tentando conhecer bem seu inimigo, além de testar os limites de Bedelia (que parecem ter chegado).

Novamente para o flashback, dessa vez voltamos para a realidade monocromática da tortura de Dr. Gideon. Dessa vez os dois conversam enquanto Hannibal dá um dos braços de Gideon às lesmas para que tenham um gosto melhor. Ainda nos flashbacks, mas dessa vez com Bedelia, vemos o que foi que ocorreu para transformar os dois em cumplices de assassinato que até agora não era muito claro. Vemos que ela teve que matar seu cliente, coisa que já sabíamos das temporadas passadas, agora descobrimos que Hannibal a ajudou a se desfazer do corpo (participação especial de Zachary Quinto que deve aparecer um pouco mais talvez, para explicar o que diabos ele fez para merecer morrer). Mais um detalhe que nos é dado, Hannibal foi o psicólogo anterior, ou seja, tudo indica que ele deve ter manipulado o defunto como manipulou Will.

Em Florença novamente, temos Hannibal finalmente apresentando sua palestra, e assim Anthony descobre que ele está se fazendo passar por Dr. Fell. O interessante é que ele parece querer participar do que quer que seja que Hannibal está fazendo, o que obviamente não é a melhor das ideias, a morte eminente de Anthony faz com que Bedelia decida fugir. Parece que Hannibal ainda não está decidido ao que fazer com Anthony, ou ele está apenas brincando com a comida, mas os dois tem um diálogo cheio de ambiguidades que nos faz ficar em dúvida sobre o que Hannibal fará.

A dúvida acaba quando Hannibal chega em seu apartamento e traz consigo Anthony apenas para mata-lo na frente de Bedelia, que se preparava para partir. É sempre lindo de ver Hannibal matar alguém, porque ele faz como se fosse algo corriqueiro e que em nada mudasse seu dia, mas claro, é algo muito significativo pois é nessa morte que ele prende Bedelia de vez a ele. 

E enquanto Hannibal viaja de trem para se desfazer do corpo de Anthony, vamos novamente para um flashback, o ultimo para ver Dr. Gideon que já está definhando, mas Hannibal continua a mante-lo vivo. A cena serve mis para mostrar que Hannibal está começando a se sentir só novamente, que Bedelia já não é uma distração boa o bastante, e por isso ele prepara o corpo de Anthony para chamar Will até ele. 

O episódio acaba assim, brilhantemente. Como já diz o nome esse foi apenas o primeiro prato antes da refeição principal na cozinha italiana, e dessa forma o episódio serviu como uma bela introdução para o que está por vir nessa primeira parte da temporada. A partir desse episódio Hannibal convida Will a vir a sua procura e devemos esperar que esse arco dure até o oitavo episódio, quando finalmente será introduzida o arco do Dragão Vermelho que estamos esperando a tanto tempo. 

Esse season première pode não ter sido dinâmico como foi o da temporada passada, que começou mostrando que Hannibal seria descoberto e tudo mais, porém teve uma abordagem bem diferente do que normalmente esperamos quando vimos apenas Hannibal e Bedelia, sem qualquer menção do que pode estar acontecendo no FBI e mesmo assim o episódio se sustentou perfeitamente. A montagem do episódio também ajudou muito, alguns podem não ser muito adeptos do vai e volta temporal, mas na minha opinião funcionou muito bem, nos manteve presos a narrativa e ainda conseguimos algumas explicações. Minha paixão pela série só aumenta e mal posso esperar pelos próximos episódios.


Promo do próximo episódio:

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO