21 de outubro de 2015: O futuro chegou!



2015 é um ano muito especial para os fãs da trilogia "De Volta Para O Futuro": Além de comemorar 30 anos desde o lançamento do primeiro filme, é também o ano que marca a chegada do protagonista Marty McFly (Michael J. Fox) e Doc Brown (Christopher Lloyd) ao futuro, onde se encontram diversos elementos inovadores que podem ter servido, ou não, de inspiração para o futuro que nós vivemos hoje.

Obviamente, por se tratar de um filme que não deve ser levado a sério devido à sua temática de ficção, a trama não oferece muito sobre o atual 2015. Confira abaixo o que o filme acertou e errou sobre o tão esperado futuro:

Carros voadores: Ao ouvirmos a palavra "futuro", uma das primeiras imagens transmitidas em nossa mente é o surgimento de carros que voem. Essa ideia não foi rotulada apenas em "De Volta Para O Futuro", pois inúmeros filmes, desenhos ("Os Jetsons" que o diga!) e seriados já haviam deixado a expectativa de que no futuro isso iria ser possível. Porém, qualquer ser humano que esteja presente em nosso mundo de hoje sabe muito bem que essa foi uma tecnologia que não teve avanço, fato que justifica os terríveis engarrafamentos sofridos no trânsito em grande parte do dia-a-dia.

Previsão do tempo completamente verídica: Assim que Doc e Marty chegam em 2015, Doc consegue saber o momento exato em que irá parar de chover. "A chuva irá parar... em alguns instantes", afirma Doc para Marty. E ele estava certo: A chuva realmente pára, o que confirma que a previsão do tempo acertou em cheio. Isso já não pode ser dito da previsão do filme para 2015, pois já nos deparamos inúmeras vezes com uma previsão do tempo feita de forma errada por algum aparelho ou jornal de televisão.

CDs jogados no lixo: É um detalhe difícil de ser reparado no filme, mas, ainda na cena da chegada de Marty e Doc, observa-se atrás de Marty, durante um certo momento, uma grande quantidade de CDs no lixo. É uma previsão que deu certo, já que simboliza a perda do significado dos CDs diante de programas que permitem baixar músicas.

Cirurgia plástica: Uma previsão feita de forma bizarra, mas que, querendo ou não, cumpriu-se, foi a da cena em que Doc diz que fez um tratamento de rejuvenescimento. Apesar de Doc continuar com a mesma aparência de antes, pode-se incluir essa cena na lista de previsões que deram certo.

Jaqueta que possui diversas funções: Doc entrega a Marty uma jaqueta que além de se ajustar perfeitamente em seu corpo, possui a função de secar a pessoa que a veste após ser molhada. Infelizmente esta é uma previsão que está longe de dar certo, então o jeito é nos contentarmos em comprar uma jaqueta através do número e torcer para que ela nunca molhe.

Tênis sem cadarço: Essa é uma previsão que foi concedida recentemente graças ao sucesso enorme do filme. A Nike disse que já está trabalhando em um modelo igual ao usado por Marty, ou seja, que ajusta-se nos pés da pessoa sem precisar do auxílio de cadarços.

Tubarão 19: Estamos em 2015 e até agora só temos 4 filmes da saga "Tubarão". O único que se sobressaiu bem foi o primeiro, já que suas sequências deixaram a desejar. Então se houvesse um décimo nono filme, isso talvez seria até cômico, portanto, é uma previsão que felizmente não deu certo.

Garçons-robôs famosos: Longe de sermos atendidos por um Michael Jackson robô em um restaurante como é representado no filme, alguns restaurantes (não necessariamente no Brasil) já oferecem atendimento com auxílio de robôs. Ponto para o filme!

Videogames sem o uso das mãos: Ao verem Marty jogando um velho videogame que precisa de controle, as crianças da lanchonete surpreendem-se ao verem o jogo, pois é necessário o auxílio das mãos. Em uma era em que nós vivemos no meio de tantos videogames que não precisam necessariamente de um controle, como XBox e Playstation, a previsão deu certo.

Tablet: Uma previsão mais que certa! Mais um detalhe que poucos reparam ao assistir o filme: Na cena em que um morador de Hill Valley pede que Marty doe parte de seu dinheiro para a torre do relógio, nota-se que o homem segura algo que indica ser um tablet. Um detalhe despercebido e que é o que mais se aproxima do futuro de 2015.

TV com diversos canais: Ao vermos a casa do futuro de Marty, vemos muitos elementos tecnológicos que ainda não chegaram em 2015, como a comida desidratada, a gravata dupla, e o uso do fax que hoje já está em declínio, Porém vale ser citada a presença da TV que possui uma grande diversidade de canais. Tal fato se assemelha até com o mosaico que aparece no canal 200 da SKY.

Skate voador: O ícone que mais merece destaque em "De Volta Para o Futuro 2" com certeza é o Hoverboard, ou também chamado skate voador. Na tentativa de fugir do neto de Biff e seus companheiros, Marty encontra um skate voador e consegue despistá-los. E mais: ainda descobre que o objeto não funciona se estiver sobre a água. A previsão acabou iludindo muitas pessoas que viveram sua infância/adolescência na década de 80 na esperança de que no nosso atual já existisse um objeto desses. O projeto está em andamento, mas por enquanto ainda não existe no mercado.


Enrico Scafutto

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO