EstanteComics | Por onde começar a ler quadrinhos de super-heróis?


O buzz criado pelos filmes de super-heróis que estão tomando conta de Hollywood fazem com que cada vez mais pessoa saiam das salas de cinema com interesse em acompanhar o material original desses personagens – os quadrinhos.  

Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Super-Homem, Batman, Flash e muitos outros da Marvel e DC são ícones cada vez mais fortes na cultura pop atual e possuem histórias publicadas desde as décadas de 50 e 60. Alguns até antes disso. Como ler tudo isso até chegar às revistas publicadas hoje?

É o que muitos leigos no assunto se perguntam, mas não é necessário acompanhar tudo desde o começo. Os personagens sofreram inúmeros reboots ao longo dos anos, com novas tramas e plots sendo iniciados do zero sem necessariamente contar a origem do herói.

Mas isso não é problema, afinal, todo mundo que tem o mínimo de interesse em ler quadrinhos, sabe  como cada um desses personagens se tornou quem é. As origens do Super-Homem ou do Batman não são novidade. Todo mundo sabe e os filmes estão aí para afirmar isso.
Encadernados com arcos fechados

Tendo isso em mente, uma boa forma para começar a ler quadrinhos de super-heróis é escolher arcos fechados, que são publicados geralmente em encadernados. Assim o leitor vai criando repertório de histórias desses personagens e conhece outros secundários que não ganharam destaque no cinema. E mais legal, conhece também aqueles que já têm longas confirmados, como Doutor Estranho e Pantera Negra. Arcos fechados dos Vingadores reúnem sempre esses e muitos outros heróis. (Guerra Civil é um desses e é o melhor que já li.)

Constantemente são lançados encadernados com arcos desse tipo, alguns até de luxo. Mas, existem duas coleções que reúnem inúmeras histórias clássicas e consideradas indispensáveis para qualquer fã. São a Coleção da Salvat, que lança quadrinhos da Marvel, e a Coleção da Eaglemoss, com arcos da DC Comics.

Elas trazem histórias de diversos personagens e também dos grupos que reúnem esses heróis, Vingadores e Liga da Justiça.

Alguns destes, já comentados  no EstanteComics, são: Batman - Silêncio, Vingadores - A Queda, Vingadores - Motim, Demolidor - A Queda de Murdock e Demolidor - Diabo da Guarda.


Reboot atrás de reboot

Se não pelos encadernados, os constantes reboots, citados anteriormente, facilitam a escolha de um início. Uma sugestão para introdução nos quadrinhos da Marvel é a série fechada intitulada "Vingadores Vs X-Men". São doze volumes que, após seu fim, estabelecem um início para as novas revistas dos dois grupos no reboot intitulado Nova Marvel. No caso da DC, recentemente as histórias começaram do zero novamente, o que levou o nome de "Os Novos 52".

Fica a indicação da série dos Guardiões da Galáxia na Nova Marvel, que já foi comentada aqui.

Seja por arcos fechados ou pelas revistas mensais, é bem tranquilo se inserir no mundo dos quadrinhos. Tendo o conhecimento de quem é quem e como aquele personagem se tornou um super-herói, basta montar a lista de leitura e conhecer as histórias.

Lucas Zeferino

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO