Sobre a trilogia Thrawn e o universo expandido de Star Wars


O mercado editorial foi tomado por livros referentes a Star Wars no último ano. Tudo isso devido ao lançamento de O Despertar da Força, obviamente. Só que muitos destes livros existem há muito tempo lá fora, e chegaram no Brasil na mesma hora, causando essa saturação.

A trilogia Thrawn, inspiração principal para este post, foi considerada pelos fãs como a continuação oficial dos filmes por muito tempo. Nos três livros acompanhamos os protagonistas dos longas cinco anos após os eventos de O Retorno do Jedi.

O universo expandido

Primeiramente vamos nos situar em relação a todos esses livros. Aqueles que vem com o selo Legends, não são contabilizados na linha do tempo oficial, que teve seguimento com o lançamento do episódio VII. Ou seja, não interferem na história de O Despertar da Força.

Já os outros, interferem. Sejam os que contam histórias anteriores aos filmes clássicos ou os que “dão dicas” sobre a nova trilogia, como estava sendo vendido o Marcas da Guerra, por exemplo. Lembrando que o universo expandido também é composto por quadrinhos e séries animadas para a TV.

A Trilogia Thrawn

Como dito, a trilogia Thrawn não é mais levada em conta na linha do tempo oficial. Então, pra quê ler?

O motivo principal para eu ter lido essa obra foi que ela traz os personagens principais de volta. Querendo ou não, estava lendo uma aventura com Leia, Han, C3PO, R2D2 e Luke. E a história é digna de Star Wars. Possui aquele clima típico da série.

Claramente não é nada que supere a história original dos filmes. A leitura diverte, entretêm e consegue entregar ao leitor uma trama que prende.

A escrita não possui nada de mais. Não há nada muito novo com o qual você tem que se acostumar, ou entender. O autor entrega muito daquilo que já foi visto nos filmes, sem muitos rodeios.

Em suma, os livros não vão mudar sua vida, nem são algo essencial para quem se diz fã da série. É um adicional. E nesta condição é um bom material e uma boa pedida para aqueles que sentem saudade dos personagens clássicos e têm interesse em ler mais uma aventura deles.

Lucas Zeferino

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO