Resenha | Golem e o Gênio


Título: Golem e o Gênio
Título Original:  The Golem and the Jinni
Autor(a): Helene Weckler
Editora:  Darkside
Ano: 2013
Páginas: 514
Sinopse: Os confrontos e as barreiras vividas por duas culturas tão próximas, ainda que aparentemente opostas. Em Golem e o Gênio, premiado romance fantástico que a DarkSide® Books traz ao Brasil em 2015, o leitor se transporta à Nova York da virada do século XX, em uma viagem fascinante através das culturas árabe e judaica. Seus guias serão poderosos seres mitológicos. Chava é uma golem, criatura feita de barro, trazida à vida por um estranho rabino envolvido com os estudos alquímicos da Cabala. Ahmad é um gênio, ser feito de fogo, nascido no deserto sírio, preso em uma antiga garrafa de cobre por um beduíno, séculos atrás. Atraídos pelo destino à parte mais pobre de uma Manhattan construída por imigrantes, Ahmad e Chava se tornam improváveis amigos e companheiros de alma, desafiando suas naturezas opostas. Até a noite em que um terrível incidente os separa. Mas uma poderosa ameaça vai reuni-los novamente, colocando em risco suas existências e obrigando-os a fazer uma escolha definitiva.

Golem e o Gênio foi uma surpresa para mim. E uma muito positiva. Por mais que eu só havia lido comentários extremamente positivos, eu ainda tinha um pé atrás com o livro. Suas mais de quinhentas páginas e o fato de se tratar de um livro de fantasia, me faziam ter receio de ser uma leitura demorada e difícil. Mas eu estava enganado. E muito.  

É incrível como, literalmente, nas primeiras páginas, a autora já te apresenta à Golem e já te deixa fissurado na história. Essa mitologia é tão interessante e a forma como você entra na trama já em um momento importante fizeram com que eu me apaixonasse pela obra logo de cara. Me apeguei tanto aos personagens, que mesmo com o término da leitura, eu estava feliz por ter conhecido essa história. É demais quando isso acontece.

Esse é o romance de estreia de Helene Wecker, mas não parece. A escrita dela é maravilhosa. Ela vai te levando por essa história, que é tão maravilhosa quanto, e quando você se dá conta, já são três horas da manhã e você leu quase cem páginas de uma vez só. História verídica.

Os personagens apresentados também acrescentam demais à obra. É incrível como, mesmo em suas respectivas condições, a Golem e o Djim transmitem mensagens extremamente pertinentes. Os dois possuem várias camadas e são carismáticos a seu modo, tornando fácil que você se apegue rapidamente a eles e fique torcendo feito louco para que tudo dê certo.

Depois de tudo isso, nem preciso dizer novamente que a leitura vale muito a pena, não é mesmo? Deixa a preguiça que bate ao ver as mais de quinhentas páginas – que eu sei, é real – e se joga na história da Golem e do Djim. 


Lucas Zeferino

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO