Resenha | Os 13 Porquês



Título: Os 13 Porquês
Título Original:  Thirteen reasons why
Autor(a): Jay Asher
Editora:  Ática
Ano: 2009
Páginas: 256
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


Não importa o quanto eu escreva nesta resenha e fale sobre Os 13 porquês, eu não conseguirei fazer jus à obra, muito menos conseguirei explicar o que foi a experiência de ler esse livro. Só sei que, ao virar a última página, fechei o livro e simplesmente comecei a chorar.

Não relaciono isso somente à temática extremamente pesada que é abordada. Nem a um acontecimento X, mas sim à experiência toda. Principalmente à forma como a história é contada. Hannah, nas fitas, fala diretamente com cada uma das pessoas que ela considera terem alguma influência na sua decisão de cometer suicídio. Ela fala exatamente o que pensa, doa a quem doer.

Apesar do pouco número de páginas, esse livro não é do tipo para se devorar ou ler em um dia. Eu sempre sentia a necessidade de ir com calma e absorver todos os detalhes de cada fita para poder entender bem a história toda. E também, durante a leitura, eu me pegava querendo que o capítulo terminasse logo para que eu pudesse dar um tempo, respirar um pouco. Sair por alguns momentos daquele assunto pesado. 

Eu ainda estou boquiaberto com a capacidade da escrita do Jay Asher de mexer tanto assim comigo. Foi a primeira vez que esse tipo de coisa aconteceu e bastou para que isso tornasse o livro um dos meus favoritos. A obra me comoveu demais, me fez refletir mais ainda e me deixou desolado. 

Os 13 porquês é uma leitura extremamente pesada, que vai fazer você se questionar sobre inúmeras coisas e te deixar angustiado, mas mais do que recomendada por tratar de um assunto tão sério de forma tão comovente.

                                                  

Lucas Zeferino

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO