Resenha | O Último Adeus

Título: O Último Adeus
Título Original:  The Last Time We Say Goodbye
Autor(a): Cynthia Hand
Editora:  Darkside Books
Ano: 2016
Páginas: 352
Sinopse: O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz. O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante. 

Acho que a maioria das pessoas que ouviram falar de O Último Adeus já sabem que se trata de um livro triste. Isso é o básico. Mas ele é muito mais que isso. É um livro com uma mensagem muito boa e que foi passada da forma certa.

No livro conhecemos Lex, cujo irmão se suicidou. O único bilhete deixado por ele era destinado à mãe: “Desculpa, mãe, mas eu estava muito vazio”. No decorrer do livro acompanhamos Lex tentando lidar com a perda e também tentando entender o que levou o irmão a querer tirar a própria vida. 

O livro não é dos mais rápidos de se ler devido à temática pesada que ele aborda. Mas, a escrita da autora é fluida e leva muito bem o leitor pelo decorrer da história. 

O grande trunfo do livro, com certeza, é a sensibilidade da autora ao tratar do tema. Nos agradecimentos ela conta que também perdeu o irmão da mesma forma que é retratada no livro, mas salienta que esta não é a história pela qual passou.  Ela retrata os sentimentos da protagonista com uma veracidade, que não tem como não se apegar e se envolver com a história de Lex. 

O Último Adeus vai te fazer pensar sobre a vida e o peso que cada um de nós temos no mundo em que vivemos e na vida das pessoas que nos cercam. E é incrível quando um livro consegue causar esse efeito no leitor. Isso é sinal de que a mensagem que a autora quis passar foi entregue.

Fica aqui a dica de livro incrível, sensível, bem escrito e que irá te fazer pensar sobre bastante coisa. É uma leitura triste, sim, e pode ser difícil para algumas pessoas. Mas ao finalizá-la você irá sentir que valeu a pena. 

                                                   

Lucas Zeferino

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO