6 Séries adolescentes dos anos 2000


Antes de fenômenos como Glee, Pretty Little Liars e The Vampire Diaries se tornarem as séries preferidas de inúmeros adolescentes, no início dos anos 2000, os jovens iam para a frente da TV – TV mesmo, naquela época o acesso à internet ainda era escasso (usar só depois da meia-noite, quem lembra?) – para assistir a séries que marcaram época  e as manhãs de domingo de muita gente, quando eram transmitidas pelo SBT.

Listamos algumas produções que marcaram a adolescência de muita gente no início dos anos 2000 e que, ainda hoje, são lembradas pelos seriadores de plantão com carinho.



The OC

Conhecida no Brasil como The OC: Um estranho no paraíso, a série conta a história de Ryan, delinquente juvenil que acaba sendo adotado por uma família rica e passa a viver altas aventuras no condado de Orange County, na Califórnia. Apesar da decadência ao longo dos quatro anos, a série é incrível – não tem como não amar as duas primeiras temporadas e não se apaixonar por Seth e Summer. O amor por eles te dará força para passar pelas duas últimas temporadas.
A série engloba bem o período em que Ryan, Seth, Summer e Marissa cursam o high school, trazendo todos os elementos carimbados de shows adolescentes. The OC foi transmitida entre 2003 e 2007.


                                                                                            One Tree Hill

One Tree Hill é outra série que se encaixa bem no tema dessa lista. Foi produzida no início dos anos 2000, acompanha jovens americanos no high school, tem várias tretas escolares com atletas e líderes de torcida e olhem só, também possui um nome em português bizarro. Era exibida no bloco de séries das manhãs de domingo do SBT com o título Lances da Vida. A trama acompanha dois meio-irmãos que não se dão muito bem e que têm em comum o sonho de serem jogadores de basquete. 
O diferencial de One Tree Hill, é que ela cresceu e deixou de ser apenas uma série adolescente. Ao longo das nove temporadas vemos os personagens se formando, criando famílias e seguindo carreiras. Apesar de alguns altos e baixos, como a saída de Chad Michael Murray após a sexta temporada, a série conseguiu se manter e finalizou sua trajetória de forma digna.


Smallville

Antes mesmo do boom de produções de super-heróis, o jovem Clark Kent já salvava o dia em Smallville. A série começa acompanhando o “superboy”, como o título brasileiro mesmo apontava, iniciando seu high school e tendo que aprender a lidar com seus poderes. Com o passar do tempo, vimos Clark indo para Metrópolis, conhecendo Lois até o momento de vestir de fato o manto de Superman.
Smallville teve muitos altos e baixos, saída de gente do elenco principal, mas foi outra produção que conseguiu se manter. Quem a assiste hoje, com certeza, acha  difícil passar pelos efeitos especiais clichês de roteiro característicos da época, mas é inegável que a série deixou seu legado e teve bons momentos.


                                                                                            Gilmore Girls

Gilmore Girls sempre foi lembrada com carinho por aqueles que a assistiram e recentemente esse amor foi revivido com a nova produção daNetflix, que trouxe novamente Lorelai e Rory para as telinhas. A série acompanhava mãe e filha e trazia muitos elementos de séries adolescentes devido à idade de Rory, mas ia além disso, explorando bastante a relação entre as duas e a de Lorelai com sua própria mãe. 




Veronica Mars

Outra série desta época que acompanha uma jovem no high school é Veronica Mars, porém aqui temos um diferencial e tanto: a protagonista é uma investigadora junior que se envolve em inúmeros mistérios no próprio colégio incluindo um assassinato aparentemente sem solução. A série possui só três temporadas, que foram ao ar entre 2004 e 2007. Em 2014, foi produzido um revival em forma de filme, todo financiado por fãs através de doações pela internet.


                                                                                       Dawson's Creek

Dawson's Creek narra a história do jovem Dawson, um amante de cinema e apaixonado por Steve Spielberg, e seus amigos Joey, Pacey e Jen. Tendo como plano de fundo a pacata cidade de Capeside, onde os quatro vivem juntos todas as incertezas que afligem a maioria dos adolescentes: paixões, amizades, brigas, escola, futuro, etc.

A série estreou em 1998 e foi finalizada em 2003, em sua sexta temporada, apesar de ter perdido um pouco do fôlego na quarta temporada, Dawson's Creek foi um grande sucesso entre os adolescentes, além de ser considerada pela crítica uma das melhores séries dramáticas voltadas para o público jovem. Sem dúvida, vale a pena acompanhar o amadurecimento do quarteto protagonista, é impossível não se identificar em algum momento da série, além de ser sensacional assistir aqueles adolescentes imaturos e ingênuos se transformando em adultos responsáveis e independentes.  

Lucas Zeferino

Redes Sociais

SNAPCHAT

SNAPCHAT

ANÚNCIO